Quadrinista desconhecido

Acho que todos devemos ter o direito de escolher fazer ou não fazer algo. Bill Watterson escolheu parar de desenhar as tirinhas do Calvin e eu respeito isso. Acredito que não é porque a pessoa tem um determinado talento que ela deva usá-lo por toda vida. Todos deveriam ter a escolha de fazer ou não fazer. Eu, por exemplo, tenho talento nato para pesca de tubarões em mar aberto, mas prefiro fazer quadrinhos.

2 Comments

  1. Rodrigo Chaves
    26 de julho de 2011

    Eu fico triste por não existir material novo do Calvin, mas acho nobre e coerente o motivo pelo qual o Watterson parou de desenhar. Ele sempre teve um visão muito artística do seu trabalho, sempre querendo inovar e fazer diferente, e quando viu que não dava mais, que dali pra frente seria só repetição, decidiu parar. Quando vejo as tiras nova do Hagar e do Recruta Zero (que são desenhadas pelos filhos dos autores originais, numa atitude completamente caça-níquel) penso como seria bom se essas tiras tivessem parado de ser feitas a 15, 20 anos atrás…

  2. Leonardo Pascoal
    26 de julho de 2011

    Grande, Rodrigo! Os contratos dos Syndicates são demoníacos, o autor acaba virando uma engrenagem a serviço do mal. Bill Watterson deve ter se irritado com isso. Não tenho nada contra personagem virar brinquedo, acho bobagem pensar que isso deixa a obra original vazia. Mas a questão central da relação Syndicate e Autor é o grande poder que a empresa acaba tendo sobre a obra. Isso que é o problema. O grande legado das webcomics é justamente o contrário: o autor tem controle total sobre a obra e a forma de veiculação e comercialização. Eu não gosto de propagandas nos sites, logo me recuso a ter meus trabalhos com banners e addsense pendurados. Em contrapartida, sonho em ter algum dia bonecos e mesmo camisetas com meus personagens. Acredito que se o Calvin tivesse nascido como uma webcomic, talvez existisse até hoje (o que seria muito bom pra nós leitores, hehe)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *